Páginas

Meu filho e o Traço Falciforme


Há mais ou menos 3 anos descobri que meu filho era portador de algo que até então eu desconhecia: o Traço Falciforme
 Como eu descobri? Fiz o teste do pezinho. 
 Como eu era leiga no assunto achei que era uma coisa seríssima que meu filho teria complicações físicas e que fosse viver o resto de sua vida sob efeito de medicamentos, eu estava completamente enganada. 
Tive muitas dúvidas com relação a essa situação tão inusitada pra mim, resolvi me informar sobre o assunto e estar preparada para o que isso acarretaria em minha vida e o mais importante na vida do meu filho. 
Diferente do que eu pensei o Traço Falciforme não é uma doença e sim uma alteração genética, meu filho tem uma vida saudável e normal. Fica resfriado, tem febre, sente dores, sangra... Igual a qualquer outra pessoa, então o que torna ele diferente? Porque ele tem isso? Qual a importância de saber se ele é ou não portador dessa alteração? Prestem atenção agora porque eu vou explicar tudo o que eu sei a respeito. 
O que é o Traço Falciforme? O Traço Falciforme nada mais é que uma alteração genética herdada de um dos pais que não é suficiente para se manifestar como doença. É uma condição na qual a pessoa portadora carrega consigo, além da hemoglobina normal, um tipo de hemoglobina anormal chamada Hemoglobina S. 
imagem daqui

O que é Hemoglobina? É uma proteína que está dentro das células do sangue chamadas hemácias e sua função é levar oxigênio aos tecidos do corpo. A Hemoglobina normal é chamada A e os indivíduos que têm Hemoglobina A são representados por AA. Porque suas receitas (DNA) têm uma parte (A) vinda do pai e uma parte (A) vinda da mãe. 

Porque o nome Traço Falciforme?Na Anemia Falciforme devido à função inapropriada da hemoglobina, as hemácias perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (de onde surge o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelas veias e a oxigenação dos tecidos.
Quais os sintomas do Traço Falciforme? Quem tem Traço Falciforme apresenta-se sem sintomas, ou seja , leva uma vida completamente normal. 

Qual a importância de saber se tem Traço Falciforme?Será útil no futuro, para fins de aconselhamento genético, pois filhos de duas pessoas que têm Traço Falciforme podem nascer com Anemia Falciforme, por isso é importante fazer o exame (Eletroforese de Hemoglobina) do futuro parceiro. 

Qual o melhor momento para fazer o diagnóstico de Traço ou Anemia Falciforme?Ao nascer, através do Teste do Pezinho. Nos casos de Anemia Falciforme, apesar de não haver cura, existem medidas para prevenção de complicações a serem tomadas o mais precoce possível. No caso do Traço, o diagnóstico visa detectar a existência da hemoglobina S na família.
Meu filho não corre nenhum risco, sua saúde é muito boa e não me preocupo por ele ter este tipo de problema, na verdade nem chega a ser um problema para mim. Ele tem uma vida normal e de longe pode se dizer que ele terá alguma consequência em virtude disso. 
 Se você por acaso vier descobrir que seu filho possui Traço Falciforme,,fique tranquila (o) pois só em casos muito raros a pessoa pode desenvolver a anemia (é como ganhar na Loteria). 
Arthur de longe imagina que herdou isso do pai dele e nem fará diferença, pois ele é como sempre imaginei: uma criança feliz e ,o melhor de tudo, saudável.
Deixo par vocês um vídeo explicativo falando a respeito da anemia falciforme.

O primeiro dia de aula

Quando chega a hora de colocarmos nossos pequenos na escola surgem várias dúvidas tipo: 
 Será que a escola é boa? 
 Como são os professores? 
 Será que meu filho vai gostar de lá? 
 E se ele não se acostumar?
Li várias reportagens sobre o tema e cheguei a conclusão que eu estava mais ansiosa que ele. 
Enquanto eu ficava me preocupando com o que ele ia achar da escola e dos coleguinhas ele, o maior interessado nisso, não foi questionado a respeito de nada. 
Então cheguei a ele e disse: 
-Filho, a mamãe matriculou você na escola. Você vai ter um monte de coleguinhas e uma professora bem legal. 
Sabem o que ele respondeu?
 -Mãe, quando eu vou pra lá? 
Eu achava que ele reagiria mal, que choraria e tal, mas ele ficou curioso e animado. Este vai ser o primeiro ano do Arthur numa escolinha eu tô mais ansiosa que ele. 
Ainda não tinha o matriculado porque ele ficava na casa de uma vizinha que cuidava dele o dia todo pra mim, mas esse ano resolvi que já era a hora de colocá-lo para conviver com outras crianças. 
Arthur já tem 3 aninhos e vontade de aprender é o que não falta a ele. Como ele mesmo disse outro dia: "Mãe, eu tenho que ir pra escola porque os meus coleguinhas vão e eu também quero ir. Lá eu vou aprender o ABC, brincar e a 'Tia' vai me ensinar tudinho”. 
Ainda bem que preparei meu filho psicologicamente para essa etapa importante na vida de nós dois, ele vai passar bastante tempo com outras pessoas e isso vai ajudar no seu crescimento, espero que dê tudo certo pra ele e pra mim também (rsrs). 
Até mais!

Quintal da Cultura

Passo o dia longe do meu filho e sei que ele fica muito tempo em frente à TV, por isso quando estou por perto coloco em canais com programas que sei que farão bem para seu desenvolvimento. 
Na TV Cultura tem um programa infantil que eu recomendo é o Quintal da Cultura, tem uns personagens que são bem engraçados e o melhor as piadas deles não tem nenhum apelo sexual. 
O programa passa de Segunda a Sexta, das 09h às 11h e a tarde das 14h30 às 17h30. 
Fico despreocupada pois sei que meu filho assiste algo bem planejado e seguro. Doroteia, Ludovico, Filomena, Osório e Teobaldo são os personagens desse palco divertidíssimo e ainda contam com o apoio de Quelônio, o jabuti e Minhoquias,a minhoca que mora no chão do Quintal. 
Eles ensinam receitinhas simples para as crianças fazerem com a supervisão do papai ou da mamãe , cantam, contam histórias, tem brincadeiras e experiências.
Os desenhos animados que são apresentados por eles também são muito educativos: Peixonauta, Dora, a aventureira, Backyardigans, Cocoricó, Doug , Os sete monstrinhos, Cyberchase, Jakers! As aventuras de Piggley Winks , Pocoyo, Shaun, o carneiro, Sid, o cientista, Timmy e seus amigos entre outros. 
Meu filho adora e graças a alguns desses desenhos aprendeu as cores, os números e de quebra algumas palavrinhas em Inglês. 
Na minha infância não tive chance de ver programas que fossem educativos, os desenhos eram de cunho violento e alguns remetiam ao sexo e as drogas. Poucos eram aqueles que demonstravam ser apenas infantis e hoje sei o quanto é importante desfrutar de programas que estimulem a imaginação dos pequenos. 
O Quintal também tem um site muito legal para você acessar com seu filho.
Vale a pena conferir!