Páginas

Meu filho e o Traço Falciforme


Há mais ou menos 3 anos descobri que meu filho era portador de algo que até então eu desconhecia: o Traço Falciforme
 Como eu descobri? Fiz o teste do pezinho. 
 Como eu era leiga no assunto achei que era uma coisa seríssima que meu filho teria complicações físicas e que fosse viver o resto de sua vida sob efeito de medicamentos, eu estava completamente enganada. 
Tive muitas dúvidas com relação a essa situação tão inusitada pra mim, resolvi me informar sobre o assunto e estar preparada para o que isso acarretaria em minha vida e o mais importante na vida do meu filho. 
Diferente do que eu pensei o Traço Falciforme não é uma doença e sim uma alteração genética, meu filho tem uma vida saudável e normal. Fica resfriado, tem febre, sente dores, sangra... Igual a qualquer outra pessoa, então o que torna ele diferente? Porque ele tem isso? Qual a importância de saber se ele é ou não portador dessa alteração? Prestem atenção agora porque eu vou explicar tudo o que eu sei a respeito. 
O que é o Traço Falciforme? O Traço Falciforme nada mais é que uma alteração genética herdada de um dos pais que não é suficiente para se manifestar como doença. É uma condição na qual a pessoa portadora carrega consigo, além da hemoglobina normal, um tipo de hemoglobina anormal chamada Hemoglobina S. 
imagem daqui

O que é Hemoglobina? É uma proteína que está dentro das células do sangue chamadas hemácias e sua função é levar oxigênio aos tecidos do corpo. A Hemoglobina normal é chamada A e os indivíduos que têm Hemoglobina A são representados por AA. Porque suas receitas (DNA) têm uma parte (A) vinda do pai e uma parte (A) vinda da mãe. 

Porque o nome Traço Falciforme?Na Anemia Falciforme devido à função inapropriada da hemoglobina, as hemácias perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (de onde surge o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelas veias e a oxigenação dos tecidos.
Quais os sintomas do Traço Falciforme? Quem tem Traço Falciforme apresenta-se sem sintomas, ou seja , leva uma vida completamente normal. 

Qual a importância de saber se tem Traço Falciforme?Será útil no futuro, para fins de aconselhamento genético, pois filhos de duas pessoas que têm Traço Falciforme podem nascer com Anemia Falciforme, por isso é importante fazer o exame (Eletroforese de Hemoglobina) do futuro parceiro. 

Qual o melhor momento para fazer o diagnóstico de Traço ou Anemia Falciforme?Ao nascer, através do Teste do Pezinho. Nos casos de Anemia Falciforme, apesar de não haver cura, existem medidas para prevenção de complicações a serem tomadas o mais precoce possível. No caso do Traço, o diagnóstico visa detectar a existência da hemoglobina S na família.
Meu filho não corre nenhum risco, sua saúde é muito boa e não me preocupo por ele ter este tipo de problema, na verdade nem chega a ser um problema para mim. Ele tem uma vida normal e de longe pode se dizer que ele terá alguma consequência em virtude disso. 
 Se você por acaso vier descobrir que seu filho possui Traço Falciforme,,fique tranquila (o) pois só em casos muito raros a pessoa pode desenvolver a anemia (é como ganhar na Loteria). 
Arthur de longe imagina que herdou isso do pai dele e nem fará diferença, pois ele é como sempre imaginei: uma criança feliz e ,o melhor de tudo, saudável.
Deixo par vocês um vídeo explicativo falando a respeito da anemia falciforme.

116 comentários:

  1. Fiquei muito aliviada,pois meu filho tbm tem o traço e isso me preocupava muito..obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Roberta. Ter o traço não significa que seu filho terá a doença.

      Excluir
    2. Regiane Duarte 23 Janeiro 201523 janeiro, 2015

      Nossa fiquei aliviada, pois descobri q meu filho tem o traço. Quase chorei qndo a moça me falou mas agora me despreocupei

      Excluir
    3. Regiane Duarte 23 Janeiro 201523 janeiro, 2015

      Fiquei mto aliviada!! Pois meu bb tem esse traço.

      Excluir
    4. Minha filha também tem o traço fiqui bem mais tranquila.

      Excluir
  2. Onde eu posso fazer o exame para saber se meu namorado tem o traço? eu tenho a anemia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.

      Excluir
  3. tenho o traço da anemia.tenho uma vida normal,so em tempos de frio que eu tenho que me agasalhar bem.se nao fico com dores nas pernas nas nda relevante.meu filho tem tres meses e herdou de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho também vive normalmente com o traço e graças a Deus nunca tive do que reclamar dele.

      Excluir
    2. Também tenho o traço da falciforme,quando está frio te Ho dores nas pernas também, minha filha também tem. O traço e sente essas dores, em mim eu aguento a dor, agora minha filha chora muito quando tem as dores vcs sabem se existem remédio?

      Excluir
    3. É recomendável que você procure um médico e informe a respeito dessas dores e solicite um remédio a ele, não é bom indicar remédios assim, principalmente por não saber qual o remédio indicado tratar essas dores.

      Excluir
  4. jutai f guimaraes28 março, 2014

    A cinco meses meu teceiro filho nasceeu felipe e fiquei muito preocupado quando descobri que meu felipe e portador do traco da anemia falciforme pois os outros nao tem como e porsivel isto acontecer. Por favor manden resposta para jutaicarinhoso@hotmail.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta enviada. Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Oiee boa tarde descobri também q meu filho nasceu com o traço e minha filha não..como pode? Mandem resposta pro meu email por favor ..Danny.141706@gmail.com

      Excluir
  5. Oi minha filha tem o traco ela tem 4 anos uma vida normal e dificilmente fica doente gostaria de saber se ela tem o risco de com os anos te anemia ou iso soh vai interferi nun futuro qdo ela vie a te filhos q vai se nescessario o exame dela e do parcero .. meu email valeria.linsy@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos raros (muito raros mesmo) a pessoa com traço desenvolve a doença, mas no caso dos nossos pequenos eles terão que saber se o/a parceiro/a tem traço falciforme pois se eles vierem a ter filhos tem de estar preparados. Lembrando que os descendentes de nossos filhos possivelmente também terão o traço falciforme.

      Excluir
  6. ola meu nome é MARIANA também tenho o taço da anemia falciforme mas ao contrario de vcs eu sinto constantes dores no corpo,canso com mas frequencioas sinto dores no peito constantemente,e o pior que quando procuro o medico ele me diz que é normal o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, quando soube que meu filho tinha o traço o médico falou que raramente ele sentiria os efeitos da doença e vejo que você faz parte desse grupo. Se já estiver tendo acompanhamento, isso é bom porque seu médico poderá te ajudar a vencer esse desafio. Você deve pedir para que ele autorize a fazer um exame pra saber como anda seu sangue e se está tudo normal mesmo. Converse direitinho com ele e se assim mesmo você ainda tiver dúvidas procure outro médico. Uma segunda opinião sempre ajuda.

      Excluir
  7. Oi Bom Dia !! Meu dois filho também tem o traço gostaria de saber eu vi em uma reportagem quem tem esse traço precisar de transfosão de sangue tudo meis e verdade sobre isso ?
    Email carol_hmt01@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que andei pesquisando, Carolina, as pessoas que possuem o Traço não precisam só quem realmente tem a Anemia.

      Excluir
    2. Também pesquisei muito, pois minha filha possui o traço falsiforme, pois eu possuo também, nós duas somos saudáveis.

      Excluir
  8. estava cheia de duvidas sem saber o que fazer,seu blog é muito interessante e mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Eu tenho uma filha de 14 anos ela tem traço de anemia falciforme foi diagnosticado no teste do pezinho desdi então toda vez que levo ela no pediatra agora no ginecologista eu falo para eles que ela tem o traço de anemia falciforme ela fala para eu não mim preocupar só era era para si preocupar si fosse a anemia falciforme.
    Mais minha filha si queixa de dores direto quando ela faz educação física na escola ela chaga si queixado de dor princialmente nas juntas i ela sete dor de cabeça direto levei ela no oftalmologista costo que ela ta com miopia de seis seis mês tenho que levar ela oftalmologista mais mesmo assim ela tem contastes dor de cabeça.Desde novinha ela reclamar de forte dor no pé na barriga eu gosto dizer que cólicas os pediatras falava que era intestino preso fiz de tudo que eles mandava mais não adiantava ai ela menstruou com 10 anos as dores só piorarão e quando ela menstrua desse muito para ela tem que usar absorvente noturno, leve ela na ginecologista explique para ela das dores que minha filha senti ai ela pediu um monte exame nada constou a medica passou anticoncepcional para ela tomar o nome ADOLES mais ela continua sentido cólicas mais não forte como antes quase não menstruava mais ai tinha as reações que era náuseas e notei que ela estava ficando inchada,ai eu parei de dar o anticoncepcional ela estava tomado desde 23/12/13.
    Pessoa ajuda porque não sei o que fazer,não sei si esse sintomas que ela sente e devido o traço de anemia falciforme, infelizmente são poucas pessoas que intendi dessa doença não sem o que fazer para ajudar filha.

    Obrigada pela atenção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu tenho traços falciforme, fiquei sabendo q eu tinha com 15 anos, hoje estou com 29. Eu só fiquei sabendo quandofui ao médica mepereixan de fortes dores nas pernas, principalmente em tempo de frio,, minha mãe

      pensava que

      fosse reumatismo pois na família tem caso de reumatismo. Pois bem tenho um vida saúde vem graças a Deus, não tome nenhum médicamento mas anualmente vou ao hematologista só pra Fazer exato de rotina, mas as dores nas pernas continuam e caso fass0u os algumas tipo de cirurgia tem que informar ao médica pq pode o ocorrer hemorragias

      Excluir
    2. Cara leitora você deveria buscar ajuda médica, pois não sei como reagir diante dessa situação. Graças a Deus Arthur não sentiu nada por ter o traço, mas já ouvi relatos de pessoas que sentiram dores e espero que não aconteça com meu menino.
      Procure um especialista e tente acalmar sua filha. Boa sorte para as duas.

      Excluir
    3. Procure um HEMATOLOGISTA. Não esqueçam dos cuidados básicos de quem tem crise falciforme: beba muita água! A desidratação predispoem a crise de dor. E lembrem se que quem tem anemia pode ter outras doenças como qualquer outra pessoa. E nos anos inicias da menstruação as cólicas são mais frequentes assim como a irregularidade menstrual. Outra causa de dor pélvica é a endometriose mas a investigação é feita pelo Ginecologista.

      Excluir
    4. Nossa Antônio, como foi bom, vc mencionar as dores nas pernas e principalmente no frio, minha filha de 9 anos vivia se queixando sobre essa dor, só que na minha cabeça, era falta de cálcio, pois não é muito chegada em leite. O exame do pezinho dela, sumiu. Nunca consegui ter acesso à ele, quando fez não chegou no postinho o resultado, fui atrás e ninguém sabia me informar o que havia acontecido, com o exame, o laboratório jogava pra o posto, e o posto pra o laboratório, logo mudei para uma cidade distante, aí já era mesmo, a minha outra filha de 11 anos, apresentou o traço de falciforme mas vive doente, tem bronquite, e já teve pneumonia, e foi justamente por causa dela, que entrei nesse site, porque queria saber se ela pode tomar alguma vitamina, pra ficar mais resistente, mais forte, e com isso que vc mencionou, acabou me despertando, pra levar a de 9 anos, pra fazer exame tbm. Muito obrigada por esclarecerem, isso, que Deus abençoe vcs.

      Excluir
    5. Boa tarde, estou com 56 anos passei por todo esse processo de sua filha, mais minha mãe nunca se interessou em saber o que eu tinha, era um sofrimento solitário, dores e mais dores, quando menstruava não tinha condições de fazer nada, tinha que ficar de cama me contorcendo de dor, o fluxo era muito intenso era como se ganhasse um filho todos os meses, mesmo assim tentei levar uma vida normal, pratiquei esportes na adolescência, minha primeira gravidez foi muito dolorosa, tive anemia extrema aponto de tomar transfusão, já as seguintes foram sem dor. Aos comecei musculação durante alguns anos fiquei até um pouco musculosa, só descobri que tinha esse traço depois dos 40 anos por acaso,hoje aos 56 anos estou numa situação de não poder nem fazer serviços simples de casa, tive uma trombose, sou hipertensa, estou com hérnia de hiato não consigo respirar direito, mais não desisto,mesmo com dor sigo em frente, clara que a passos bem curtos. Espero que minha experiência ajude.

      Excluir
    6. Obrigada pela colaboração, seu comentário foi muito construtivo. :)

      Excluir
  10. Obrigada Layla, por tirar as nossas dúvidas de uma forma simples direta e esclarecedora!

    ResponderExcluir
  11. LUZIA E CLEITON29 setembro, 2014

    Oi gente boa tarde , eu tenho o traço falciforme e meu namorado também , sabemos que temos 25% de chance de termos um filho com anemia falciforme , Queríamos saber se tem algum tratamento , alguma coisa que se faça para que possamos ter certeza que podemos ter um filho sem a anemia falciforme ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o tratamento é somente após o nascimento da criança.

      Excluir
  12. Meu nome é Viviane, tenho uma filha que tem traço falciforme ela hoje tem 2 anos, o que me preocupada é que no exame hemograma dela sempre as hemácias e hemoglobina estão elevadas. Acontece o mesmo com vocês????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Viviane, os exames do Arthur graças a Deus sempre deram normais, mas consulte seu médico e verifique o porque dessa alteração.

      Excluir
  13. Ola, tmb sou professora e mae de um Arthur. Arthur Lincoln. Descobrir q ele tem o traço e agora eu e o pai dele vamos ter q fazer o exame para ver qm tem a anemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes nenhum tem a anemia, possa ser que um dos dois também tenha o traço e nem saiba.

      Excluir
  14. Obrigado ajudou muito tenho 11anos e tenho o traço

    ResponderExcluir
  15. Oii ... O traço s desenvolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos sim, mas a probabilidade é muito grande que isso não ocorra.

      Excluir
  16. oi bom dia
    Acabo de saber que minha sobrinha tem traço falciforme ela tem um ano e dois meses, fiquei em choque quando soube da noticia pois conheço pessoas que tem a anemia pra mim era a mesma coisa, o traço e a anemia, agora me sinto aliviada com ajuda de vocês ela corre o risco de desenvolver a anemia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O traço falciforme não é a doença, mas sim uma herança genética que a criança carrega dos pais. Já ouvi falar que algumas pessoas desenvolvem a doença, mas são casos raros.

      Excluir
  17. Oi boa tarde! tenho uma filha com 4 anos de idade ela tem o traço facilforme, descobri através do exame do pezinho, ela é uma criança normal nunca se queixou de dores só é um pouco pequena das crianças da idade dela e não engorda muito mas ´perfeita e esperta até demais da conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur também tem dificuldade em engordar, mas creio que seja pelo fato de não comer muito mesmo. E quanto ao traço também nunca tive problemas com relação a isso.

      Excluir
  18. Oi Layla! Meu filho tem o traço ele ta com dois meses de vida e tem o meu tipo sanguineo isso significa que eu passei pra ele, tire-me essa dúvida? bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, se você ainda não fez o exame para descobrir seria bom que o fizesse, pois se foi você quem passou esse traço ao seu filho é possível que você também tenha o traço e nem saiba. Mas de qualquer forma se seu filho é saudável não tem porque se preocupar, :)

      Excluir
    2. Obrigada Layla pela resposta, ainda não fiz o exame mas vou fazer.

      Excluir
    3. Bom dia meu nome é verena tenho um filho que contém o traço o tipo sanguíneo dele e o mesmo q o meu. Mas o traço é genética do pai .
      De 5 menbros da família dele 3 tem o traço e todos vivem normal e não tem nenhum simtomas relatados acima.
      Meu filho tem uma vida normal peso e altura para idade normal. Espero q ajude pois o site me ajudou muito .

      Excluir
  19. Olá, minha filha é portadora do traço falciforme, graças a DEUS também nunca se queixou de nada. Mas alguns meses. tem ficado febril, e deu anemia. Será que é por conta do traço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não Ju. A anemia falciforme e o traço são bem diferentes da anemia normal.

      Excluir
  20. Meu marido tem traço falsiforme todos os filhos dele nasce com traço

    ResponderExcluir
  21. ola tenho 32 anos e descobri q tenho o traço falciforme a alguns anos qdo fui doar sangue.gostaria de entender o porque meu dois irmaos nao tem o traço.somos filhos da mesma mae e pai.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é questão de probabilidade. Assim como seus filhos poderão ter o traço ou não.

      Excluir
  22. meu filho tambem tem traço e desenvolveu tambem a anemia ferroprisa ja passei pela fase critica dores febre e descobri sozinha que para que ele ficasse bem o sistema imunologico dele tem que estar normal frutas vermelhas sucos naturais todos os dias verduras e legumes escuros sao otimos para manter o equilibrio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom vc procurar um especialista pra tratar da saúde de seu filho. Melhoras pra ele.

      Excluir
  23. Oi minha filha jamilli tem o traço falciforme e vive uma vida normal e saudável graças a Deus.Gostaria de saber caso tenha outro filho ele pode nascer com a doença anemia falciforme? Pois já ouvi comentários de pessoas de que quem tem o primeiro filho ele tem só o traço falciforme ,já o segundo nasce com a doença anemia falciforme, isso é verdade.De já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso só ocorrerá se seu marido e você tiverem o traço, aí sim as chances dela nascer com a doença serão maiores.

      Excluir
  24. Não acredito em teste do pezinho,meu filho nasceu em 1982 fez o teste e deu normal,ha pouco tempo quando fez doação de sangue,descobriu que tem traço falciforme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teste do pezinho dos anos 80 pra cá já foi modernizados e passou por atualizações. Talvez por esse motivo neste ano o traço não tenha sido apontado no teste, mas não se preocupe que se seu filho foi uma pessoa normal até agora provavelmente não manifestará a doença mais.

      Excluir
  25. Oi,descobri que tenho traço de anemia falciforme...
    Agora meu marido ira saber se tem
    Caso,tenha vou ter que pensar muito se terei um filho,pq meu sobrinho tem e sofre muito,e a mae também..
    Muito complicado!
    Mas fico tranquila em saber que se meu marido não tiver,poderei ter meu bebe tranquilamente..
    Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  26. Espero que dê tudo certo e que possa ter seu filho com saúde. Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Oi, vi muitos relatos sobre a anemia falciforme, eu tenho traços falcemicos, minha mãe e meus irmãos todos tem traços, e uma irmã tinha a anemia falciforme mais infelizmente morreu aos 14 anos, vejo muitas pessoas dizendo que não tem problemas, fico feliz, ao contrário de mim, sinto muitas dores nas pernas, principalmente quando faço atividade física não consigo posicionar uma perna em cima da outra porque não aguento de dor, já fui ao médico, mas a fala é uma só de quem traços falcemicos pode ter uma vida normal, tenho 3 filhos graças a Deus nenhum é portador dos traços, mas tive problemas na minha gravidez, tive problemas de rins ,tenho muitas dores óssea, quando eu era criança não apresentava esses sintomas ,mas depois dos 15,minha nossa só eu sei,hoje tenho 42 anos e cada dia que passa sinto mais dores, não só eu mais minha mãe e minha irmã que também são portadora dos traços,quando fico no ar-condicionado,pioro muito. Fico preocupada porque tenho duvida se realmente os portadores dessa anemia tem uma vida normal mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosemary, já fui em vários médicos e todos me confirmaram que não tenho com o que me preocupar, pois raramente ocorrem casos de pessoas que sentem algum problema oriundo da doença falciforme. E prefiro acreditar que sempre será assim com meu filho. Até agora ele não demonstrou nenhum problema relacionado a doença e se Deus quiser assim será. Boa sorte pra vc e espero que suas dores melhorem,

      Excluir
    2. Também tenho o traço, só descobrir quando minha filha fez o teste, ela também tem. O traço hoje tem 4 anos não é sempre. Mais quando ela se ti muito frio, ou faz algum exercícios ela sente muita dores nos braços ou nas pernas, eu já tenho essas dores no. Frio e é mais nas pernas, tento aquecer e passa dotozinho minha filha já não aguenta tanto as dores e ela chora, me parte o coração

      Excluir
  28. oi layla o traço falciforme e diferente da anemia falciforme

    ResponderExcluir
  29. Sim. O traço é somente uma herança genética que os filhos carregam dos pais, já a doença é algo mais sério e precisa ser medicada constantemente.

    ResponderExcluir
  30. Olá,pessoal. Tenho um filho do coração(Adotivo) e agora aos 20 anos que descobrimos o traço falciforme , num exame de eletroforese do sangue.
    Certamente trouxe com a sua genética,mas, a médica hematologista me despreocupou e disse que é só para estar sempre atentos a exames(hemograma e eletroforese ) de sangue pelo menos uma vez ao ano. Meu filho é um jovem saudável, faz exercícios físicos, estuda, ... E com muita fé em DEUS,creio que não desenvolverá a anemia falciforme.Desejo muita Saúde pra todos os filhos de vocês !!! Grande abraço e muita luz a todos.

    ResponderExcluir
  31. Descobri hj que a minha filha de 2 meses tem o traço falciforme fiquei super preocupada mais sabendo mais sobre isso q e genetico e nao e uma doença me sinto aliviada ..

    ResponderExcluir
  32. Olá, sou casada com uma pessoa portadora de traço falciforme, minha filha herdou dele o traço, ele me traiu com uma outra pessoa e teve um filho, mais a moça não quiz fazer o exame de dna, o teste ficou pronto e ele não tem nda deu normal, será que ele pode ser filho do meu marido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos supor que você tenha outro filho que também seja do seu esposo, a possibilidade dessa criança ter o Traço é de 25%, pois o seu marido é apenas portador do Traço também. Nem todas as crianças filhas de portadores do Traço Falciforme herdam isso. Possa ser que a criança seja filho do seu marido e não tenha herdado o Traço dele, mas de qualquer forma a melhor resposta sobre a genética dessa criança vocês só saberão após o DNA. Boa sorte.

      Excluir
  33. Layla gostaria de saber se eu vir a ficar grávida novamente o bebê tem possibilidade de nascer só com o traço ou com a doença, já que meu filho mais novo nasceu com o traço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver a doença falciforme é provável que seu filho nasça com o Traço, mas se você tiver somente o Traço as chances do seu bebê nascer com este traço também são de 25%.

      Excluir
  34. Olá, a minha filha também tem o traço falciforme, descobri no teste do pezinho. Ainda me preocupo um pouco. Queria saber se existe algum tratamento para evitar que se desenvolva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, sua filha com certeza terá uma vida normal e sempre o que a médica do meu filho recomenda é que ele tome vitaminas e sulfato ferroso pelo menos 1x ao ano.

      Excluir
    2. O meu filho também tem traços de anemia falciforme, e era a logo que me preocupava muito, mas graças a Deus que agora em janeiro tivem os uma consulta com um especialista e ele nos tranquilizou, e eu passei a ler artigos a respeito e estou muito mais aliviada.
      Raquel Silva, 30/01/2016

      Excluir
  35. Layla minha filha tem o traço meu esposo que tem mas queria tira uma dúvida que ele não sente nada eu não tem o traço e sinto dores nas pernas quando está frio o tempo umas canseira só quando tá frio porque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você já fez o teste pra saber se tem o traço? Possa ser que o tenha e não saiba. Beijos.

      Excluir
  36. Magda Bomfim de Araújo15 setembro, 2015

    Oi Bom dia! Meu filho também tem o traço e leva uma vida, absolutamente normal. Não apresenta quaisquer sintomas preocupantes, apesar de minha preocupação ainda rodear em minha cabeça. penso no futuro dele, casamento, filhos. Existe algum exame que devo fazer, mesmo sabendo de tudo a respeito do traço? Como por exemplo: se isso acarretará em sua futura? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magda, seu filho e a parceira dele terão que fazer aqueles exames pre-nupciais para saber quais as chances de no futuro seus filhos terem a anemia, mas é provável que nasçam saudáveis assim como o seu filho.

      Excluir
  37. Minha filha tem 4 meses e tbm tem o traço falciforme

    ResponderExcluir
  38. Ola boa noite, recebemos o resultado do teste do pezinho do meu netinho hoje e nele consta que ele tem traços, os traços vem dos traços da mãe ou do pai ou quer dizer que o pai ou a mãe tem anemia falciforme?

    ResponderExcluir
  39. Ola boa noite, recebemos o resultado do teste do pezinho do meu netinho hoje e nele consta que ele tem traços, os traços vem dos traços da mãe ou do pai ou quer dizer que o pai ou a mãe tem anemia falciforme?

    ResponderExcluir
  40. Podemos ter uma vida normal mas com alguns cuidados. Descobri em doações de sangue que tenho traço falciforme. A médica do Hemocentro me disse que posso ter uma vida normal sim, mas me assustou dizendo da possibilidade de mini infartos pois já que a hemoglobina tem um percentual de anormalidade, que pode ir aos poucos entupindo as veias. Como é um problema de oxigenação do sangue, precisamos de mais oxigênio que outras pessoas, por isso quando mergulhamos ou quando andamos de avião, nos sentimos mais mal que os demais. Isso justificou a minha enorme dor nas pernas em atividades físicas. Os exames de sangue que já fiz, inclusive quando estava grávida, nunca havia identificado essa anormalidade, porém sempre diziam que eu estava com anemia e infecção urinária. A médica disse que devido a essa característica do meu sangue, possivelmente os exames iriam indicar isso. Que era até perigoso, já que ingeri muitos medicamentos para anemia sendo que possivelmente não tinha. Disse também a necessidade de informar em qualquer procedimento cirúrgico que sou AS, pois podemos precisar de oxigênio. Não podemos ultrapassar 50 minutos de atividade física já que exige mais oxigênio, podendo ser perigoso caso seja prolongado essas atividades. Disse para beber muuuuuuuuuuuita água para auxiliar na circulação do sangue e sempre proteger do frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa finalmente uma orientação de um medico com informações mais detalhadas. Não consigo acreditar quando dizem que traco falciforme não tem implicação nenhuma na saúde. Tudo bem que não seja grave mas dizer que ter 30% - 40% - 50% de hemoglobinas com funcionamento irregular não afeta em nada a saúde não cola. Obrigada por compartilhar essas informações!! Já li também que pode ocorrer hematuria, além de sofrer mais em situações extremas como hipoxia em altas altitudes ou exercícios exagerados.

      Excluir
    2. Nossa finalmente uma orientação de um medico com informações mais detalhadas. Não consigo acreditar quando dizem que traco falciforme não tem implicação nenhuma na saúde. Tudo bem que não seja grave mas dizer que ter 30% - 40% - 50% de hemoglobinas com funcionamento irregular não afeta em nada a saúde não cola. Obrigada por compartilhar essas informações!! Já li também que pode ocorrer hematuria, além de sofrer mais em situações extremas como hipoxia em altas altitudes ou exercícios exagerados.

      Excluir
  41. Erick Jhonnes05 novembro, 2015

    Obrigado pela explicação é fiquei mais aliviado... A mãe da minha filha disse que me odeia por nossa filha ter herdado isso de mim, mas graças a Deus nossa filha é linda, não tem nenhum problema e tem uma vida saudável graças a Deus.

    ResponderExcluir
  42. Olá layla, descobri no teste do pezinho, que meu filho tem o traço falsiforme, a 8 anos, alguns dias atrás ele começou apresentar dores nas pernas, levei ao ortopedista fez rx e nada, então o ortopedista me perguntou se ele tinha anemia eu respondi que tinha o traço, será que ele possa ter desenvolvimento a doença????

    ResponderExcluir
  43. Bom dia meu nome e rafael,
    descobri que meu filho tem o traço falciforme, como o teste do pezinho demorou a chagar até ontem não sabia que ele tinha, ele já está indo para os 7 meses e já co. 15 duas de nascido pegou pneumonia e nos 15 dias internado ele adquiriu pneumonia existe algum risco dele ter a doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, meu filho também tem traços anemia falciforme, e o hematologia me disse que quem tem só os traços anemia falciforme, é considerado saudável. Ele me disse que é para nós preocuparmos quando ele tiver na fase da procriação, pois se vira se relacionar com alguém que tenha traços de anemia falciforme, o bebê nascerá com a doença , que é a anemia falciforme.

      Excluir
  44. Tenho 43 tenho sou branco com antepassados negros e tenho como herança genética uma ótima saúde mas também o traço falciforme. Tenho uma vida normal, descobri isso fazendo doação de sangue, inclusive isso não me impede de ser doador. Única recomendação que recebi é que caso venha fazer esportes de alto impacto eu faça uma avaliação mais rigorosa.

    ResponderExcluir
  45. Sou portadora do traço falciforme, e na minha gravidez tive uma infecção urinária e meus exames deram muito alterados, passei a fazer o pre-natal de alto risco e recebi nas duas
    gravidez recebi bolsa de sangue . O medico disse que era raro e que foi devido a infecçao alta que eu tive.Então fiquemos de olha na gravidez.

    ResponderExcluir
  46. Meus netinhos são gemelar, tem apenas 03 meses de vida e dedcobrimos no teste do pezinho que os dois possuem os traços falsiformes. Quais os cuidados necessários para que tenham uma vida saudável?

    ResponderExcluir
  47. Ola meu cunhado tem traco falciforme.a uns 7 anos atras ele teve que fazer ate transfusao d sangue tinha muita dores..e agora meus dois filhos um de 3 anos e um d 6 meses tem tbm o travo da anemia fiquei muito preocupada vc acha q eu devo procurar um hematologia (medico d sangue) estou preocupada tenho medo q aconteca algo pq na epoca acompanhei meu cunhado e ele sofria d mais..agora gracas a Deus ele esta ótimo. .

    ResponderExcluir
  48. Olá boa noite, meu filho tem traço falciforme e o pediatra dele disse que não preciso me preocupar. Mas como toda mãe, fiquei desesperada e li vários artigos na net, e um deles falaram que não pode fazer viagens de avião muito longa, não pode praticar esportes com muita intensidade e tem risco de morte súbita.....nossa fiquei arrasada, mas lendo o que vc escreveu fiquei muito aliviada.

    ResponderExcluir
  49. Eu descobri que o meu filho herdou o traço de anemia falciforme no teste do pezinho e fiquei mas surpresa ainda quando descobri que herdou de mim.Mas fui muito bem amparada pela equipe médica que me orientou muito bem esclareceu todas as minhas dúvidas e nem parecia que eu estava tão bem amparada em um hospital público.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde, chamam-me Ilda meu namorado tem anemia falciforme, será que nossos filhos terão traços falciforme?

    ResponderExcluir
  51. Meu filho tambem tem o traço e herdou de mim que tenho e não sabia. Maa estamos bem estou com 37 anos e nunca tive nada que pudesse ser relacionado a isso.

    ResponderExcluir
  52. Hoje eu descobri que tenho traço falciforme. Sou solteira. .nao entendi mto bem.. o q pode me causar ? Q reações posso ter.. o devo fazer ou deixar d fazer.. q sintomas vou ter
    . Enfim alem d saber q é uma herança genética. . O exatamente é isso?? Pode me explicar?

    ResponderExcluir
  53. Oi hoje eu descobri q tenho traço falciforme.sou solteira .. nao entendi mto bem.. o pode me causar q reações vou ter? O que eu posso fazer ou deixar d fazer depois disso.. q sintomas vou ter. . Enfim alem de saber q é uma herança genética. .o que exatamente seria isso?

    ResponderExcluir
  54. Olha meu nome é cristiane,
    descobri que minha filha tem traços de anemia falciforme, eu não tenho e meu marido também não tem ,gostaria de saber se é possível isso?

    ResponderExcluir
  55. Meu filho também tem traços de anemia falciforme, tivemos uma consulta com um especialista agora em janeiro e ele nos tranquilizou , nos dizendo que ele é uma criança perfeitamente saudável , e que só teríamos que nos preocupar futuramente quando ele viesse a ter filhos, pois caso ele vier a se relacionar com alguém que tem traços falciforme, o bebê terá a doença, a anemia falciforme. Mas , hoje nos sentimos aliviados.
    30/01/2016

    ResponderExcluir
  56. OLAAA... EU TENHO O TRAÇO DA DOENÇA .. MAIS SINTO MUITAS DORES O QUE DEVO FAZER JA FIQUE INTENADA VARIAS VEZES MAS AS DORES SO PASSA QUANDO EU TOMO O MEDICAMENTO DEPOIS ELAS VOLTA... ENVIA A RESPOSTA NO MEU boasorte.ro@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. boa noite ! minha filha deu o resultado de : Presença de Hb F, Hb S e Hb A anemia falciforme como faço para fazer novos resultados? e mais o outro meu filho que hoje tem 1 ano 2 meses não consegui visualizar o teste do pezinho pois foi feito pelo posto de saúde rede publica de santa catarina e segundo eles quando não tem nada ele demora para enviar. o que faço para verificar se ele tem essa doença que minha filha tem?

    ResponderExcluir
  58. Olá bom dia!!
    Bom estou geatante de 16 semanas, o pai do meu filho tem os traços de anemia falseforme, não sei se eu tenho tbm, e estou muito preocupada com isso, gostaria de saber qual exame eu faço para saber se eu tenho tbm os traços???

    ResponderExcluir
  59. Por favor meu filho tem 1 ano e nove meses .me aliviou muito saber mas u. Poco mas parece que desde que descobri ele vive com anemia o tempo todo e fico muito preocupada .sera que isso e devido o traço falciforme??

    ResponderExcluir
  60. miraneide10 maio, 2016

    Bom dia!
    Tenho dois filhos.Na primeira não foi feito o teste do pezinho,já do segundo foi feito e foi detectado o traço falcêmico.Sendo assim,minha filha tbm tem o traço?Se um filho tem o traço, todos terão?Aguardo respostas.Meu email:miraneidefirmo2009@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. É possível que o filho possa não herdar o traço falcemico ?

    ResponderExcluir
  62. Olá,
    Meu nome é Regiane.
    Primeiramente venho agradecer a todos os depoimentos aqui postados, pois me ajudaram muito à esclarecer algumas dúvidas. Tenho dois filhos o mais velho com 12 anos e a mais nova com 7. minha princesa tem o traço talassêmico, qual foi diagnosticado no exame do pezinho logo ao nascer. Mas na primeira consulta com o Pediatra o mesmo informou que não havia motivo para maiores preocupações, pois não iria causar nenhuma alteração na vida dela.
    Já houve algumas vezes em que minha filha se queixou de dores nas pernas e também na região do barriga. Mas nunca dei muita atenção, as vezes achando que poderia ser manha outras vezes por saber que tinha brincado muito sempre pulando, talvez por isso as dores nas pernas.
    O que me motivou hoje à pesquisar um pouco mais sobre o assunto é devido estarmos passando por um problema com ela na escola, pois não tem o mesmo rendimento dos demais coleguinhas, tem dificuldades na pronuncia de algumas palavras e tem dificuldade para aprender e decorar letras e números. Já fui aconselhada pelos professores da escola a ter um acompanhamento de psicopedagoga, mas é difícil encontrar um profissional para esse atendimento.
    Após ler todos os relatos acima, comecei a perceber que algumas das queixas dela são as mesmas que minha filha já reclamou.
    Vi que um leitor informou ter realizado acompanhamento com o hematologista.
    Acabei de agendar uma consulta para minha princesa, para termos um maior esclarecimentos do assunto e acompanhamento médico mais específico.
    Algum de vocês tem conhecimento de alguma criança com a mesma dificuldade de aprendizagem como minha filha?
    Se souberem gostaria de trocar experiências, podem mandar para o e-mail re1708@yahoo.com.br
    Obrigada à todos e especialmente à você Layla pelo criação do Blog.

    ResponderExcluir
  63. Olá,
    Primeiramente venho agradecer a todos os depoimentos aqui postados, pois me ajudaram muito à esclarecer algumas dúvidas. Tenho dois filhos o mais velho com 12 anos e a mais nova com 7. minha princesa tem o traço talassêmico, qual foi diagnosticado no exame do pezinho logo ao nascer. Mas na primeira consulta com o Pediatra o mesmo informou que não havia motivo para maiores preocupações, pois não iria causar nenhuma alteração na vida dela.
    Já houve algumas vezes em que minha filha se queixou de dores nas pernas e também na região do barriga. Mas nunca dei muita atenção, as vezes achando que poderia ser manha outras vezes por saber que tinha brincado muito sempre pulando, talvez por isso as dores nas pernas.
    O que me motivou hoje à pesquisar um pouco mais sobre o assunto é devido estarmos passando por um problema com ela na escola, pois não tem o mesmo rendimento dos demais coleguinhas, tem dificuldades na pronuncia de algumas palavras e tem dificuldade para aprender e decorar letras e números. Já fui aconselhada pelos professores da escola a ter um acompanhamento de psicopedagoga, mas é difícil encontrar um profissional para esse atendimento.
    Após ler todos os relatos acima, comecei a perceber que algumas das queixas dela são as mesmas que minha filha já reclamou.
    Vi que um leitor informou ter realizado acompanhamento com o hematologista.
    Acabei de agendar uma consulta para minha princesa, para termos um maior esclarecimentos do assunto e acompanhamento médico mais específico.
    Algum de vocês tem conhecimento de alguma criança com a mesma dificuldade de aprendizagem como minha filha?
    Se souberem gostaria de trocar experiências, podem mandar para o e-mail re1708@yahoo.com.br
    Obrigada à todos e especialmente à você Layla pelo criação do Blog.

    ResponderExcluir
  64. Bom Dia estou grávida de 8 semanas fiz exame eletroforese de hemoglobina e deu alterações. Gostaria de saber se meu filho q irá nascer tem riscos de nascer com anemia ? E meu esposo tem q fazer o exame ? E não tenho nenhum traço genético na família .

    ResponderExcluir
  65. Tenho um filho de 12 anos q tem o traço falciforme,foi diagnósticado no exame de pezinho,ele é lindo perfeito , super saudável.E tenho uma menina de 4anos q não nasceu portadora do traço falciforme, sendo q são irmãos de sangue 1grau.
    Meu filho já sabe q quando for construir uma família terá q fazer uma investigação genética.No mais a vida segui tranquila.

    ResponderExcluir
  66. Nossa fiquei muito aliviada minha filha tem e graça e Deus leva uma vida saudável obrigada Muito mesmo

    ResponderExcluir
  67. Meu nome é thays hoje descobrir que minha princesa de 2 meses tem anemia falciforme, gostaria de sabe se minha filha vai sofrer alguma coisa?
    Obs: também descobrir que tenho anemia porem não sei a gravidade nem se é falciforme, mas talvez não seja nada grave pós a medica não disse nada apenas que eu tinha anemia e tinha que tomar sulfato ferroso
    Meu email: taissilva.ts13@gmail.com

    ResponderExcluir