Páginas

Filho troféu (maternidade ostentação)

Imagem dado Google
É cada dia mais comum vermos  a tal da "Maternidade ostentação", mas o que eu entendo por isso?
São aqueles momentos em que as mães usam os filhos como instrumentos para exibição em público. É como se essas mamães tivessem a necessidade de provar para as outras pessoas que elas são mães excelentes.
A maternidade sempre foi vista como um status para aquelas que podiam gerar filhos, para as outras que não se enquadram neste grupo só restam  ver as "super mamães " esfregarem na sua cara que elas sim são mulheres de verdade (minha visão das coisas).
E o que se ganha com a maternidade ostentação?
Sinceramente, não se ganha nada!
Perde-se tempo postando fotos ao lado da cria ao invés de aproveitar os minutos ao seu lado. Muitas progenitoras perderam o foco do que é ser mãe e se preocupam somente com o status do Facebook, Instagram, Twitter, What's App e todos as ouras redes sociais possíveis. Se elas cedessem um tempinho de verdade para brincar, dar carinho e cuidar de verdade dessas crianças não lhes restaria tempo para disputar com outras mães quem é a melhor.
Mas e enquanto as crianças? O que lhes resta nesse mundo de mamães ostentação? 
As crianças são as mais atingidas nisso tudo, logo porque as cobranças que terão consigo mesmas para que continuem a dar orgulho a sua mãe será maior e cada vez mais elas irão querer ser algo que não condizem com o que sentem, se transformarão em meros fantoches para suas mães que apesar de achar que estão contribuindo para sua formação estão destruindo-a.

Para ajudar a mãe a fazer uma autoavaliação e verificar se seu comportamento tem tendências à ostentação, a psicóloga Nathália Villela de A. Bezerra recomenda que se analise:
1. Se a mãe passa o dia em função das obrigações e regras aplicadas às crianças, sem dar espaço para brincadeiras (consideradas perda de tempo ou que vão bagunçar/sujar a roupa);
2. Se a mãe gasta muito dinheiro (que às vezes a família nem tem) e energia para comprar roupas de marca ou luxos para exibir em seus filhos;
3. Se nos momentos passados apenas entre pais e filhos a preocupação com a foto que será postada na internet é maior do que com aproveitar a relação amorosa familiar.
Caso a resposta a uma dessas hipóteses seja afirmativa, vale repensar as atitudes para garantir um crescimento psicologicamente saudável e com autoestima positiva para suas crianças.
Então que tal pensarmos se queremos criar pessoas ou troféus?
Imagem do Google

0 comentários:

Postar um comentário