Páginas

Resenha: Bibi brinca com meninos.

Crianças adoram brincar entre si, mas com o passar do tempo eles vão descobrindo que meninas e meninos são diferentes e que meninos brincam "de carrinho" e meninas "de bonecas". Mas será que é isso mesmo? Devemos incentivar essa discriminação entre crianças? Guerra dos sexos para crianças?
Eu penso que não, de tanto ouvir meu filho dizer que ROSA é cor de menina e AZUL é cor de menino comprei pra ele uma camisa ROSA e disse que meninos também usavam aquela cor era só ele olhar direito e fui mostrando fotos da internet de rapazes usando essa cor e ele enfim se convenceu e até gosta de usar sua camisa rosada.
Para acabar com o preconceito que surgia na cabeça dele sobre "meninas brincam com meninas e meninos com meninos" comprei um livro da série primeiras decisões que tem como título Bibi brinca com meninos 
do escritor Alejandro Rosas (nascido na Patagônia e casado com uma brasileira). A inspiração para os livros da série surgiu da sua filha mais nova Violeta que lhe ensinou a desenhar como uma crianças e a adaptar sua linguagem para que os livros se tornassem o sucesso que são hoje.
No livro em questão Bibi brinca com meninos o autor fala da descoberta de meninos e meninas com brincadeiras diferentes das que eles já estavam habituados. Bibi mostra a seus primos que meninos também podem brincar de boneca e que maninas podem fazer coisas que os meninos fazem também. Cada um mostra sua realidade e se insere no mundo do outro quebrando esses paradoxos que realmente só  existem quando impomos.
O livro foi muito bem trabalhado e o pequeno leitor amou a ideia de poder fazer coisas com suas coleguinhas e saber que meninos podem sim brincar de boneca, não por serem afeminados, mas por descobrirem que são apenas brinquedos.

4 comentários:

  1. Que maravilha, esse livro parece ser ótimo!
    Infelizmente olha como o preconceito consegue entrar nas nossas casas, por mais que a gente tente criar os nossos filhos com a mente aberta, sem preconceitos, ele sempre chega, ainda bem que temos os livros para nos ajudar e a paciencia para explicar e mostrar a criança outro ponto de vista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha esse livro Layla! Realmente existe preconceito sim. Importante existirem livros como esse pra mostrar o contrário.

      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei a dica do livro!!! E obrigada pelo comentário lá no meu cantinho. bjusssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livrinho eu lia pro meu filho mas faz muito tempo que não leu pra ele convido vc pra conhecer meu blog
    www.samukatraquina.blogspot.com.br e obrigada

    ResponderExcluir